Psoríase, com ou sem ela somos todos iguais!

Psoríase, com ou sem ela somos todos iguais!

 

No dia 29 de outubro é considerado o dia mundial da conscientização da psoríase.

 

É uma doença que afeta aproximadamente 3 % da população mundial. Acomete tanto homens como mulheres, de todas as faixas etárias, sendo mais comum entre 20 a 40 anos.

 

Considerada uma doença inflamatória crônica que acomete a pele. Não está muito bem definida a causa, porém já se sabe alguns fatores de piora da doença, como estresse, traumas, infecções, baixa umidade do ar, ressecamento da pele, além de algumas medicações.

 

O diagnóstico na maioria das vezes é feito por análise clínica das lesões de pele pelo médico, sendo o dermatologista o especialista mais capacitado para fazer o diagnóstico. Normalmente se caracteriza por lesões róseas com descamação esbranquiçadas que podem acometer toda a pele, sendo mais comuns em cotovelos , joelhos, couro cabeludo. Também pode haver lesões em palmas de mãos, plantas de pés, unhas e em casos mais graves, articulações, apresentando  dor ou até mesmo artrites.

 

IMPORTANTE: A psoríase não pode ser adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com qualquer portador da doença, independente do tipo.

 

Após diagnóstico feito pelo seu dermatologista, iniciará o tratamento, havendo medicações em forma de cremes, pomadas, xampus, comprimidos, injeções, fototerapias,  dependendo da forma de apresentação e gravidade da doença.

 

A psoríase não tem cura completa, mas pode ser controlada com uso do tratamento correto e disciplinado. Siga as orientações do seu dermatologista e viva a vida sem medo.

 

A psoríase não deve ser motivo de desconforto ou impedimento para qualquer atividade em sua vida.

 

Mantenha uma vida saudável, com alimentação balanceada, sol moderadamente com protetor solar, evite estresse.

 

Leia mais em http://www.diamundialdapsoriase.com.br

 

Lembre: Solidariedade é contagiosa, preconceito não!

 

 

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia – www.diamundialdapsoríase

 

 

 

Share on Facebook